Início do conteúdo da página

BOTÂNICA

Xiloteca MBML: Amostras de Lianas (Cipós)
(Autoria: Camilla Martins Botelho)

O herbário MBML (Museu de Biologia prof. Mello Leitão) foi criado pelo naturalista Augusto Ruschi, ao agregar a sua coleção pessoal, exemplares de plantas doados pela Secretaria de Agricultura, Terras e Colonização do estado do Espírito Santo, na década de 50.

Atualmente, possui aproximadamente 53 mil registros e 2,08% deles são tipos nomenclaturais. O principal propósito da coleção botânica do INMA é documentar a Flora da Mata Atlântica. O acervo é formado por fungos, líquens, “algas”, “briófitas”, samambaias, licófitas, gimnorpermas e angiospermas. Este se encontra conservado em meio líquido (flores e amostras de “algas”), como exsicatas (ramos secos com folhas, flores e frutos), na xiloteca (amostras de madeira) e na carpoteca (exemplares de frutos secos).

O herbário MBML está vinculado ao INCT – Herbário Virtual da Flora e dos Fungos, o qual incentiva que coleções de fungos e plantas disponibilizem seus registros, com livre acesso a um público diversificado, incluindo a comunidade científica.

Os dados de todo o acervo do MBML e parte das imagens de exsicatas estão disponíveis no Portal Splink: (http://www.splink.org.br/) e na plataforma do Herbário Virtual REFLORA: (http://reflora.jbrj.gov.br).

Contato: mbml.herbario@inma.gov.br
Telefone: (27) 3259.1182 (Ramais 204 e 213)


Exsicatas do acervo do Herbário
(Autoria: Camilla Martins Botelho)

Fim do conteúdo da página