Início do conteúdo da página

Projeto Estratégico 3 – Diagnóstico das unidades de conservação e espécies ameaçadas de extinção na Mata Atlântica brasileira.

UCs são áreas de proteção ambiental legalmente instituídas pelo poder público com a finalidade de preservar o patrimônio biológico brasileiro em seus diferentes níveis de diversidade. Essas unidades são instrumentos fundamentais para a proteção de espécies e ecossistemas ameaçados. Apesar de existirem cerca de 1300 UCs distribuídas ao longo da Mata Atlântica, muitas unidades consistem em fragmentos muito pequenos e isolados, o que resulta em uma cobertura menor que 2% do bioma.

A Mata Atlântica é um dos biomas mais diversos e ao mesmo tempo mais ameaçados do planeta. É considerado um dos 25 hotspots mundiais de biodiversidade e, atualmente, restam apenas cerca de 15% da sua cobertura original, sendo que menos de um décimo desses remanescentes está protegido dentro de UCs. Dentre todos os biomas brasileiros, é o que apresenta maior número de espécies ameaçadas de extinção. Das cerca de 3.500 espécies de animais e plantas ameaçadas no país, pelo menos metade delas ocorrem na Mata Atlântica, sendo que grande parte desses táxons são exclusivos desse bioma e não há informação sobre quais e quantas estão protegidas por UCs.

O interesse central deste projeto é qualificar as unidades de conservação (UCs) presentes no bioma Mata Atlântica quanto à sua representatividade, abrangência e presença de espécies ameaçadas de extinção. A partir disto, será possível identificar lacunas de conservação em diversos aspectos, bem como os vetores que impactam a sobrevivência das referidas espécies.

Dessa forma, esse projeto almeja disponibilizar ao poder público e à comunidade dados, como de ocorrências de espécies – animais e vegetais – no bioma, e diretrizes, como análises geográficas e geoestatísticas, a fim de subsidiar políticas de conservação de espécies ameaçadas de extinção por meio das UCs.

Equipe:

Dra. Ana Carolina Loss, bióloga, doutora e mestre em Biologia Animal. Interesse principal de pesquisa focado na origem, distribuição, descrição e conservação da biodiversidade, com ênfase em pequenos mamíferos Neotropicais. http://lattes.cnpq.br/8415444657040950.

Dr. Antônio F. Carvalho, Biólogo, Mestre em Genética e Biologia Molecular e Doutor em Ciências. Atualmente, monitora o comércio ilegal de espécies ameaçadas da Mata Atlântica e os relativos impactos da atividade na conservação da biodiversidade. http://lattes.cnpq.br/7763217460823952.

Dr. Danilo Pacheco Cordeiro, biólogo, doutor em Entomologia, atuando principalmente na classificação e descrição de insetos da ordem Diptera e em bancos de dados de espécies das ordens megadiversas. http://lattes.cnpq.br/5783198225535177.

Dra. Elisandra de Almeida Chiquito, mestre e doutora em Ciências/Ecologia Aplicada, atua principalmente no entendimento e na descrição da diversidade de pequenos mamíferos, bem como dos processos geradores de diversidade na América do Sul. http://lattes.cnpq.br/2320482686534355.

Dr. Frederic Hughes, Biologista, Especialista em Modelagem em Ciências da Terra e Ambiente, Mestre em Recursos Genéticos Vegetais e Doutor em Ecologia Conservação e Manejo da Vida Silvestre. Pai da Clarice e do Gabriel. http://lattes.cnpq.br/7699857505266069.

Biólogo Ricardo da Silva Ribeiro, Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas. Tem experiência na área de Botânica com ênfase em: (i) e-taxonomy e (ii) taxonomia de Angiospermas. http://lattes.cnpq.br/1189990910447183.


Equipe do Projeto 3 – Diagnóstico das unidades de conservação e espécies ameaçadas de extinção na Mata Atlântica brasileira

Fluxo de trabalho do Projeto 3 – Diagnóstico das unidades de conservação e espécies ameaçadas de extinção na Mata Atlântica brasileira
Unidades de Conservação com territórios incluídos na Mata Atlântica

Fim do conteúdo da página