Início do conteúdo da página

Projeto Estratégico 6 – A ciência cidadã na geração de conhecimento, divulgação e educação científica.

Este Projeto se propõe a implantar um programa de avaliação da biodiversidade envolvendo a comunidade que reside na área de atuação do INMA e o público visitante do parque do Museu de Biologia Prof. Mello Leitão (MBML). O objetivo principal é avaliar o impacto da ciência cidadã com foco na biodiversidade da Mata Atlântica.  

A ciência cidadã foi definida por Alan Irwin (Reino Unido) na década de 90, como o “desenvolvimento de conceitos de cidadania científica que enfatizam a necessidade de se abrir processos científicos e políticos para o público”. Ele considerou que (1) a ciência deveria responder às preocupações e necessidades das comunidades; e (2) as próprias comunidades poderiam produzir conhecimento científico confiável. 

Em 2014, o termo ciência cidadã (citizen science) entrou no “Oxford English Dictionary”, sendo definido como o “trabalho científico realizado por membros do público em geral, frequentemente em colaboração ou sob a direção de cientistas profissionais e instituições científicas”. A ciência cidadã pode ser realizada por indivíduos, equipes ou redes de voluntários. Os cientistas cidadãos geralmente formam parcerias com cientistas profissionais para atingir objetivos comuns. Grandes redes de voluntários muitas vezes permitem que os cientistas realizem tarefas que seriam inviáveis em termos de custo e tempo para serem realizadas apenas por pesquisadores profissionais.

Considerando o sucesso recente de diversas iniciativas de ciência cidadã nas mais diversas áreas do conhecimento, inclusive biodiversidade, este projeto propõe contribuir para a educação científica e a coleta de dados biológicos na Mata Atlântica da região, além de avaliar a própria eficácia da metodologia na mudança de comportamentos dos cidadãos envolvidos.

Equipe:

André Felipe Barreto Lima – http://lattes.cnpq.br/9953369493799959

Cássio Zocca Zandomenico – http://lattes.cnpq.br/1819331023395604 

Eduardo Roberto Alexandrino – http://lattes.cnpq.br/8328346468875255

Juliana Silva França – http://lattes.cnpq.br/3258408508327661


Linhas de pesquisa em biodiversidade do projeto “A ciência cidadã na geração de conhecimento, divulgação e educação científica”

Sites e redes sociais dos projetos em andamento:

Fim do conteúdo da página