Início do conteúdo da página

Projeto Estratégico 4 – Biodiversidade, conservação e perspectivas ao estudo dos ecossistemas rupícolas da Mata Atlântica

Este projeto pretende explorar e descrever a biodiversidade em ecossistemas rupícolas e contribuir para sua conservação. Configura-se como uma iniciativa pioneira, integrativa e multidisciplinar, com a intenção de gerar dados sobre a diversidade florística e faunística nestas áreas e fomentar estudos de biogeografia, ecologia e conservação com diferentes grupos taxonômicos. Com a revisão detalhada de conceitos, identificação espacial e caracterização geoclimática dessas áreas no Espirito Santo e entorno, este projeto pretende identificar lacunas e áreas prioritárias para a realização de inventários de flora e fauna, contribuir com o conhecimento geral dessas áreas e com material biológico depositado em coleções científicas, tornando-se referência no estudo desses ambientes e da diversidade associada. Pretende-se ainda identificar as principais ameaças e desafios para conservação desses ecossistemas ainda pouco estudados, e discutir sua importância no contexto geral do domínio. A ampliação do conhecimento e monitoramento da biodiversidade em áreas naturais e aspectos relacionados a sua preservação se enquadra na temática do Instituto Nacional da Mata Atlântica, na área de Tecnologia para o Desenvolvimento Sustentável, considerada prioritária para a pasta vigente do Ministério de Ciência, Tecnologias e Inovações. Atualmente, o projeto conta com sete pesquisadores interessados no estudo de comunidades, populações e espécies de plantas, invertebrados e vertebrados presentes nesses ecossistemas, o que poderá subsidiar, com qualificado conhecimento técnico-científico, políticas públicas em prol de sua conservação.

Equipe:

Figura 1 . Dr. Marcel Coelho é biólogo, especialista em ecologia, conservação e manejo da vida silvestre. Neste projeto, Marcel se dedica a entender os efeitos das condições locais e da paisagem na estruturação das comunidades vegetais nos ecossistemas rupícolas.

http://lattes.cnpq.br/9311733180555522

Figura 2 . Dra. Thais Condez é herpetóloga, especialista em taxonomia, ecologia e evolução de anfíbios. Neste projeto, Thais está em busca de conhecimento sobre a origem e diversidade dos anfíbios e répteis associados aos inselbergues na Mata Atlântica.

http://lattes.cnpq.br/8932537637958382

Figura 3. Dr. Pedro Bartholomay é entomólogo, especialista na taxonomia de vespas solitárias aculeadas (vespas com ferrão), focado especialmente na família Mutillidae. Neste projeto, Pedro busca conhecer a fauna de vespas solitárias aculeadas associadas aos inselbergues na Mata Atlântica.

http://lattes.cnpq.br/8796703019104122

Figura 4. Ms. Gabriele Andreia Silva é bióloga, especialista em ecologia e conservação de aves. Neste projeto, Gabriele está em busca de conhecimento sobre a diversidade de aves, bem como entender e mapear os padrões de distribuição de táxons endêmicos e ameaçados associados aos inselbergues na Mata Atlântica
http://lattes.cnpq.br/6272805682825289

Figura 5. Sâmela Recla é técnica em meio ambiente e bióloga, com experiência em divulgação científica e coleções zoológicas. Neste projeto, Sâmela ajuda nas coletas de animais e plantas em ambiente natural, no processamento de dados e também na divulgação científica do projeto.

http://lattes.cnpq.br/5078633004696120

Figura 6. Dra. Talitha Mayumi Francisco é bióloga, especialista em Ecologia das interações, especialmente planta-planta. Seus estudos focam nas interações entre epífitas vasculares e árvores-suporte (forófitos) buscando entender como essas interações ecológicas são organizadas na natureza e os mecanismos que as estruturam.

http://lattes.cnpq.br/1474244457338493

Outras imagens do desenvolvimento do projeto:

Fim do conteúdo da página