ZOOLOGIA
A partir de maio de 1940 iniciam-se as coleções de vertebrados, sendo a de aves a primeira a ser constituída, seguida da de mamíferos (1943), peixes (1944), anfíbios (1954) e répteis (1957).
Atualmente a Coleção Zoológica conta com sete acervos zoológicos, sendo cinco de vertebrados (Anfíbios, Aves, Mamíferos, Peixes e Répteis), com cerca de 41.000 lotes e mais de 125.000 exemplares, e dois de invertebrados (Crustacea e Odonata, iniciados no início do século XXI), com cerca de 800 lotes e aproximadamente 1.000 exemplares.
Os acervos encontram-se protegidos em salas totalmente climatizadas e possuem exemplares-tipo e espécies atualmente raras ou ameaçadas de extinção.
A coleção é composta em sua maioria por espécimes provenientes do Espírito Santo, sendo esta a principal fonte de conhecimento sobre a biodiversidade faunística do estado. Além destes, a coleção também possui exemplares de outros estados brasileiros e até de outros países.
Os acervos de vertebrados estão digitalizados e disponíveis on-line no CRIA (Centro de Referência em Informação Ambiental – http://www.splink.org.br).
Atualmente a Coleção Zoológica tem por objetivos inventariar a fauna da Mata Atlântica e estudar sua evolução, distribuição, ecologia e conservação, estando disponível para consulta pela comunidade científica mediante agendamento de visitas ou empréstimos de exemplares.
A coleção também pode ser visitada por grupos de estudantes de escolas e universidades mediante agendamento prévio.
Contato: mbml.zoologia@inma.gov.br
Telefone: (27) 3259.1182 (Ramal 212)
Redes Sociais